O Menino no Espelho, de Fernando Sabino

O Menino no Espelho é como se fosse um relato, em forma de livro, das aventuras que Fernando Sabino viveu na infância. Lembranças cheias de histórias, histórias cheias de lembranças.


Compre na Amazon: http://amzn.to/2p4MVHk


Fernando Sabino (1923 – 2004) publicou seu primeiro livro, Os Grilos Não Cantam Mais, quando era adolescente. A partir de então, escreveu dezenas de obras que se tornaram clássicos da literatura nacional. Entre elas: O Encontro Marcado, A Faca de Dois Gumes e O Menino no Espelho, publicado em 1982.

O Menino no Espelho é uma coleção de histórias sobre a infância do escritor mineiro. Tudo, porém, com um toque de ficção.

As memórias contidas, contadas e ilustradas no livro são lembranças vividas pelo autor misturadas a cenas do imaginário vivaz de Sabino.

“Um calafrio me corre pela espinha, arrepiando a pele: há alguém vivo dentro do espelho! Um outro eu, o meu duplo, realmente existe! Não é imaginação, pois ele ainda está sorrindo, e sinto o contato de sua mão na minha, seus dedos aos poucos entrelaçarem os meus.”

O Menino no Espelho retrata a imaginação que fervilhava na mente de Fernando Sabino. Isso é traduzido no encanto da infância relatada no livro.

Uma infância sem internet, em um tempo em que as crianças brincavam na rua, no quintal, na casa da árvore. Tudo nos pequenos detalhes, sempre captados pelo olhar infantil.

Com uma linguagem extremamente simples e envolvente, O Menino no Espelho nos leva para dentro da mente da criança. A criança que duvida, que imagina, que desafia e que se aventura nesse momento que é um dos mais bonitos da vida: a infância.

“Pensei em experimentar outros milagres: ler o pensamento das pessoas, adivinhar o futuro, voltar ao passado, enxergar através das paredes, diminuir ou aumentar de tamanho como Alice no País das Maravilhas, ouvir de longe o que os outros falavam, ver à distância como um binóculo, enxergar micróbios como num microscópio, ter a força do Super-Home, e outras coisas fantásticas que sempre senti vontade de fazer.”

Dividido em pequenos capítulos, O Menino no Espelho diverte com os episódios da vida de um menino que poderia ser qualquer um de nós. Quem nunca se olhou no espelho e perguntou: o que eu quero ser quando crescer?

O bom mesmo é crescer com o eterno reflexo da nossa infância.

“Era uma galinha branca e gorda, que não me deu muito trabalho para pegar. Foi só correr atrás dela um pouco, ficou logo cansada. Agachou-se no canto do muro, me olhou de lado como as galinhas olham e se deixou apanhar.

Não sei se percebeu que eu não ia lhe fazer mal. Pelo contrário, eu pretendia salvar a sua vida. O certo é que em poucos minutos ficou minha amiga, não fugiu mais de mim.

– O seu nome é Fernanda – falei então. E joguei um pouquinho de água na cabecinha dela: – Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.”

Deixe um comentário