Seja de livros também

O homem sobrevive por suas paixões. E eu tenho muitas.

Uma delas são os livros.

Sempre gostei muito de ler e sempre li muito. E sei que isso me ajudou inúmeras vezes e continua ajudando. Acredito, de verdade, que ter na vida o hábito da leitura é um bem enorme, constante e eterno. Ler faz bem e ler é bom.

Minha estante de livros olha para mim todos os dias. As lombadas das capas multicoloridas alinhadas lado a lado refletem no fundo dos meus olhos querendo gritar: “Eu ainda estou aqui!”.

Não sei quantos livros já li nem quantos livros comportam minhas estantes. Comportar, inclusive, é uma palavra que assombra essas tais estantes. Até agora elas estão bem, firmes e presas nas paredes. Que nem coração de mãe, nelas sempre cabe mais um. E mais outro e mais outro…

Além do hábito da leitura, que me acompanha já há muitos anos, tenho o costume de sempre ter – e fazer de tudo para sempre ter – uma boa quantidade de livros “para ler”. Reservo um espaço aos livros recém-comprados, ou não, que ainda não li e quero ler ou reler. Alguns estão ali já faz um tempo, mas vira e mexe surge alguns títulos fresquinhos, saídos recentemente das estantes das livrarias para as minhas. Não me considero uma pessoa consumista, mas compulsivo talvez seja uma boa palavra. No quesito livros, claro. Ler também é um prazer.

Se me soltar em uma livraria, tenha duas certezas. Uma: vou demorar. Duas: vou sair de lá com uma sacola na mão. A chance disso não acontecer é quase nula. E se fico muito tempo sem ir a uma livraria, os sites de compras online que agradecem.

O bolso, não. Ele não agradece. Minha vista, então, muito menos. Mas continuo lendo e lendo e quero conservar esse hábito até o fim da minha vida.

Outra grande paixão que adquiri nesses 21 anos de vida é escrever. Você pode dizer que a leitura e a escrita andam juntas e isso é verdade. Você pode dizer que escrever é um reflexo do hábito de ler e isso também pode ser verdade. Mas se o homem sobrevive por suas paixões, exercê-las é a melhor maneira de viver com elas. Continuo lendo muito e espero continuar. Agora, porém, decidi uni-las aqui.

Neste blog, publicarei resenhas de todos os tipos de livros. Literatura brasileira e estrangeira, clássicos e contemporâneos, ficção, não-ficção e outras tantas categorias. As escolhas das obras serão feitas livremente por mim, mas se você tem alguma sugestão muito boa de livros, me diga!

Aqui, vou deixar minhas impressões e comentários de cada livro que eu resolva ler. Por meio dos textos, posso dar dicas e trazer curiosidades também. Por aqui, você vai ficar sabendo dos livros que estou lendo, que já li e que reli.

Mas saiba que os textos deste site não serão resenhas científicas. Nos textos, falarei sobre a obra, um pouco sobre o autor e darei, a partir de leitura própria, a minha completa impressão sobre o livro. Então não leia com o objetivo de estudar para uma prova ou afins. Leia para conhecer o livro. É muito bom conhecer os livros!

Se você também é apaixonado por livros, vem seguir este blog. Se você não gosta tanto de literatura, aparece de vez em quando também. Quem sabe não tem uma paixão encoberta aí dentro.

Ler faz bem para a alma, para o cérebro e para o coração.

Apaixone-se pela literatura também. Eu sou de livros, e você?

Deixe um comentário