Notícia de um Sequestro, de Gabriel García Márquez

noticia-de-um-sequestro-de-gabriel-garcia-marquez-2Quem conhece um pouco da história de Pablo Escobar sabe que sempre há outras histórias para serem descobertas. E foi mais ou menos assim que aconteceu quando Gabriel García Márquez começou a escrever o livro Notícia de um Sequestro.

O autor colombiano conta, nos agradecimentos que antecedem a obra, que, quando Maruja Pachón e seu marido, Alberto Villamizar, propuseram a ele, em 1993, escrever um livro sobre a experiência dela durante seu sequestro de seis meses, eles perceberam que era impossível não contar também as histórias dos outros nove sequestros que ocorreram ao mesmo tempo na Colômbia.


Compre na Amazon: http://amzn.to/2drkiyA


O fato é que os dez sequestros que aconteceram simultaneamente eram quase que um único sequestro coletivo. Dez pessoas escolhidas a dedo. Sequestros executados por uma mesma empresa com um mesmo e único objetivo.

Isso é real. Notícia de um Sequestro não é um livro de ficção. A obra é, na verdade, um dos mais respeitados livros jornalísticos da literatura mundial. É um livro escrito a partir de depoimentos de personagens envolvidos no drama que parou a Colômbia na década de 1990.

“O resto parecia claro, e era a coisa mais parecida a um sentimento de culpa por nunca ter previsto que aquele sequestro poderia acontecer. Agora tinha a convicção absoluta de que era um ato pessoal contra ele, e sabia quem o tinha feito e por quê.”

Notícia de um Sequestro trata de vários acontecimentos que rodeiam o Cartel de Medelín, comandado por Pablo Escobar. É uma série de sequestros inter-relacionados. Uma perspectiva decorrente do tráfico de drogas.

A obra jornalística de García Márquez identifica personagens e caracteriza cenários em uma narração criada a partir de memórias feridas. E é muito bem feita a importância que o autor dá ao narrar como as notícias desses sequestros foram anunciadas e também quais foram as reações que elas deixaram no país em crise.

Publicado em 1996, a não ficção mostra uma grande história construída por várias outras histórias. Um grande acontecimento constituído por outros acontecimentos.

Quando é real, é real. A realidade pesa em Notícia de um Sequestro, um entre os muitos livros de Gabriel García Márquez.

Notícia de um Sequestro leva o leitor à Colômbia, mas não apaga as lembranças pouco cicatrizadas dos personagens não ficcionais.

“Em geral, os relatos sobre seu sequestro na imprensa escrita eram tão desinformados e aleatórios que faziam seus sequestradores se contorcerem de tanto rir.”

Deixe um comentário