3 livros de João Ubaldo Ribeiro

3 livros de João Ubaldo Ribeiro

João Ubaldo Ribeiro nasceu na Bahia em 1941. Formado em Direito, foi escritor, jornalista, roteirista, cronista e professor. Ocupou a cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras e ganhou diversos prêmios, entre eles o Prêmio Camões de 2008. Algumas das obras de João Ubaldo Ribeiro foram adaptadas para o cinema e para a televisão.

O escritor faleceu no dia 18 de julho de 2014 no Rio de Janeiro. Além da vasta obra de crônicas cotidianas publicadas em jornais e revistas, João Ubaldo Ribeiro escreveu romances conhecidos sempre pela perspicácia sobre aspectos sociais e políticos da vida nordestina e brasileira.

Levando sempre em conta o contexto social do país, muitas vezes traçado com ironia, a obra de João Ubaldo Ribeiro figura e centraliza o povo brasileiro. Eis três livros do escritor baiano:

Sargento Getúlio

Publicado em 1971, a obra regionalista trata da criminalidade no sertão. Monólogo de base, a história é entrecortada por diálogos feitos pelo personagem Getúlio Santos Bezerra, um sargento da polícia militar de Sergipe. A obra foi base para o filme de mesmo nome lançado no ano de 1983.

Viva o Povo Brasileiro

Livro histórico da obra de João Ubaldo Ribeiro, de 1984, é uma narrativa com personagens fictícios. No entanto, é baseado em fatos reais da história do Brasil, desde a ocupação portuguesa até a Ditadura. Apesar do nome exaltar o povo, a história do livro conta, nas vozes de oprimidos, a trajetória do país de maneira crítica e satírica.

A Casa dos Budas Ditosos

Romance publicado em 1999, fez parte da série Plenos Pecados da Editora Objetiva. Tendo o pecado da luxúria como tema, o livro é narrado por um mulher, baiana, de 68 anos, que fala da própria vida. Vida de prazer, vivida sem culpa. Em 2004, foi adaptado para o teatro, monólogo encenado por Fernanda Torres.


Compre livros do João Ubaldo Ribeiro na Amazon: http://amzn.to/2bOjaJ0


Deixe um comentário