5 curiosidades sobre Miguel de Cervantes

Assim como seu inesquecível Dom Quixote, um dos personagens mais aventureiros da literatura mundial, Miguel de Cervantes Saavedra, romancista, dramaturgo e poeta espanhol, nascido em 1547, também teve uma vida repleta de aventuras.

1- Em 1571, Miguel de Cervantes participou da Batalha de Lepanto. Lutou e foi ferido, alvejado no peito. Quase perdeu a mão esquerda durante um combate. Apesar das sequelas, continuou servindo por mais alguns anos.

2- Em 1575, juntamente com seu irmão Rodrigo, Miguel foi capturado por navios piratas enquanto tentava voltar à Espanha. Os irmãos passaram cinco anos nas mãos dos piratas. Até 1580, Cervantes ficou preso em um cativeiro na Argélia e trabalhou como escravo. Tentou fugir, mas só foi libertado com o pagamento do resgate.

3- Após morar em Madri, em Roma e em Lisboa, de casar com Catalina de Palacios Salazar, de ser nomeado como comissário real da Armada espanhola e de ser preso em Sevilha em 1597, Miguel de Cervantes, que já escrevia algumas peças de teatro, publicou, em 1605, a primeira parte de Dom Quixote de La Mancha, começando tarde a sua carreira literária, após ter passado dos 50 anos de idade.

4- Até a publicação da segunda parte de Dom Quixote, em 1615, Cervantes escreveu doze narrações reunidas em Novelas Exemplares, além de Viagem de Parnaso, Oito Comédias e Oito Entremezes Novos Nunca Antes Representados, A Numancia e O Trato de Argel.

5- Cervantes morreu em 1616, em Madri, e foi enterrado em um cemitério humilde. Em 1673, a localização do túmulo se perdeu. Foi somente em 2011 que um grupo de pesquisadores e arqueólogos resolveu iniciar uma busca pelos ossos do autor espanhol. Os restos mortais de Miguel de Cervantes foram encontrados em março de 2015, em uma cripta subterrânea, juntamente com sua esposa e outras 14 pessoas.


Miguel de Cervantes na Amazon: http://amzn.to/2jvxBn1


Deixe um comentário