O Menino Feito de Blocos, de Keith Stuart

O Menino Feito de Blocos é uma história de família, amor e autismo – exatamente como descreve a orelha do livro. Não é a história de um menino autista, e sim do pai dele.

O Menino Feito de Blocos é a história de um pai e de uma vida construída sobre as pequenas coisas. Uma história de como tudo pode mudar com as pequenas grandes coisas da vida.


Compre na Amazon: http://amzn.to/2pgQc5K


O Menino Feito de Blocos acompanha Alex, um marido que está passando por uma separação experimental, um pai de um menino autista, de oito anos, chamado Sam.

Alex tem muitos problemas na vida. Além da fase atual, da separação, uma crise de identidade e um certo problema com o passado parecem empecilhos no andamento de sua vida. Mas o maior problema de Alex está no relacionamento com o seu filho.

“E, sim, o diagnóstico foi um alívio. Enfim, um nome para o problema! Quando ele grita e se debate a caminho da escola; quando se esconde debaixo da mesa em restaurantes; quando se recusa a abraçar ou a cumprimentar parentes, amigos ou qualquer um que não seja a Jody, é autismo. O culpado é o autismo. (…) Mas rótulos só funcionam até certo ponto. Não ajudam você a dormir, não impedem que fique com raiva e frustrado quando alguma coisa é atirada em você, ou quando algo é quebrado. Não impedem que você tema pelo seu filho e pela vida dele; pelo que vai acontecer com ele daqui a dez anos, ou vinte, ou trinta. Por causa do autismo, não somos eu e Jody. Somos eu, Jody e o problema do Sam. É essa a sensação que dá. Mas eu não posso dizer isso. Não posso nem pensar isso.”

Quando tudo vira de cabeça para baixo, Alex finalmente entende que é preciso fazer algo para se aproximar de Sam. E é aí que o videogame entra na vida deles.

Sam começa a jogar Minecraft, um jogo que permite construir um mundo inteiro usando blocos. Um jogo capaz de mudar a vida de Sam, e de Alex, que descobre a porta para entrar no mundo do filho.

“Conforme jogamos, nos entranhamos cada vez mais naquele mundo, até dar a impressão de que ele compõe tudo à nossa volta. De alguma forma, perdemos a noção de que isso é uma tela; não estamos mais controlando personagens digitais em um ambiente computadorizado. Somos nós mesmos espiando dentro de cavernas e caminhando por planícies verdejantes sob o brilhante sol quadrado. É como se tivéssemos nos libertado de nós mesmos.”

O Menino Feito de Blocos é inspirado na vida real do autor. Keith Stuart tem um filho dentro do espectro autista, e muito do que acontece na história da obra aconteceu com o autor e sua família. No entanto, não é uma história real, a do livro. É uma inspiração pra lá de especial.

“Mas Sam tem, sim, um jeito interessante de ver o mundo, e eu me esforço muito para me lembrar disso toda vez que os níveis de estresse chegam às alturas, seja quando o faço colocar o casaco errado, ou quando o prato de macarrão que Jody preparou está dois graus mais quente que o normal. Para Sam, o mundo é uma máquina gigante que precisa funcionar de determinada maneira, com ações previsíveis, para garantir sua segurança. Antes de poder relaxar, ele precisa conhecer os ritmos e os movimentos de tudo à sua volta, e precisa ficar o tempo todo com um dedo no botão de desligar.”

Aos que leem O Menino Feito de Blocos pensando na possibilidade de mergulhar na vida de um menino autista, algo pode sair decepcionante. O Menino Feito de Blocos não conta a história de Sam, mas de Alex. Ou seja, não há, no livro, somente a questão do relacionamento entre um pai e seu filho autista, como a proposta pode indicar. O livro fala da vida de Alex, e traz muitas outras situações como um grande segundo plano.

Porém, é no ponto “família, amor e autismo” que o leitor de O Menino Feito de Blocos deve se atentar. É nos capítulos que tratam de Sam e da relação entre pai e filho que a história fica mais bonita.

“Ele está quase me encarando. E conheço essa expressão: ele está pensando. Fico me perguntando se está prestes a perguntar se pode ir embora. Porém, lenta e sutilmente, o rosto dele se ilumina em um sorriso e os olhos se voltam para a tela. E então Sam começa a construir.”

O poder da família, o poder do amor, o poder da diferença e até o poder de um jogo de videogame. O Menino Feito de Blocos é um bloco entre vários. Em um mundo feito de blocos, onde todos os blocos são diferentes uns dos outros. A vida.

“- Você quer sair em uma aventura? – pergunta ele.

Eu pego o controle e nós estamos juntos no mundo de novo.”

Deixe um comentário